skip to Main Content
Saiba Como Escolher As Melhores Gráficas Entendendo Como Funciona A Produção Gráfica

Saiba como escolher as melhores gráficas entendendo como funciona a produção gráfica

Para não perdermos tempo com retrabalho precisamos fazer escolhas assertivas, mas nem sempre temos tempo para efetuar uma pesquisa meticulosa a respeito de todos os possíveis fornecedores e de quais as melhores gráficas, ainda mais quando se trata dos prazos curtos comuns em marketing e publicidade, que dizem respeito tanto a criação quanto ao processo de desenvolvimento e entrega.

Por essa razão, preparamos esse artigo para te ajudar a identificar quais as melhores gráficas, a partir de como funciona cada etapa da produção gráfica.

Processo de produção gráfica

Para reconhecer quais as melhores gráficas, é preciso compreender os 4 processos que ocorrem durante a produção. Essas etapas são:

  1. Pré-impressão;
  2. Impressão;
  3. Acabamento;
  4. Produto final.

Para começar sua produção gráfica é importante ter um projeto gráfico feito por um designer.

Algumas gráficas fazem a validação dos arquivos do projeto gráfico. Nós da Nova Brasileira temos uma equipe interna de profissionais qualificados somente para essa etapa.

Pré-impressão

A pré-impressão é a primeira etapa da produção gráfica, onde o projeto gráfico passa por uma checagem minuciosa onde qualquer ajuste necessário é apontado antes de ser impresso. Estes ajustes podem ser checagem de todas as imagens, textos, sangrias, formatos, encaixes e demais detalhes, para após serem enviadas as provas de cor, teste de impressão, protótipos para o cliente.

Esse processo é fundamental para determinar a qualidade do projeto final e garantir que o produto final esteja perfeitamente como é no projeto gráfico.

Essa etapa é extremamente importante para que você reconheça quais as melhores gráficas, já que é nele que ocorrem as alterações principais que definirão o projeto e fornece uma amostra para o cliente, que deve ser ajustada quantas vezes forem necessárias para que atenda a resolução previamente determinada no projeto, antes de imprimir a tiragem total do projeto gráfico.

Impressão

Depois de aprovada a amostra gerada na pré-impressão, o processo de impressão é iniciado.

A gráfica gerará a matriz de impressão que será utilizada para dar início ao projeto do cliente, e deverá fazer alguns testes com a matriz antes de produzir todas as unidades encomendadas pelo cliente. Aqui entram os testes e ajustes de cores já no material gráfico.

Acabamento e Produto final

Chegamos à etapa final da produção gráfica, o acabamento, onde ocorre a finalização da execução do projeto.

Em gráficas de maior porte, o processo é realizado na própria gráfica, mas também pode ser terceirizado. O acabamento que será realizado varia de acordo com o produto final. Na Nova Brasileira trabalhamos todo o processo internamente, pois assim asseguramos que o produto final estará perfeito, como aprovado pelo cliente durante a pré-impressão.

Os acabamentos podem ser dobragem, grampeamento, refiles, aplicação de vernizes, encadernamento, costuras, aplicação de capas, montagem, revestimentos em geral, cortes especiais, e o empacotamento do produto final, ou até mesmo uma combinação desses itens.

São diversos detalhes que fazem a diferença para entregar um material gráfico que esteja de acordo com a expectativa do cliente e estar atento a cada uma dessas etapas é a única maneira de garantir um produto final perfeito. Cada detalhe do acabamento precisa ser pensado e planejado desde a pré impressão, daí o diferencial de uma equipe de profissionais bem preparada.

Tendo conhecimento sobre essas etapas, você poderá fiscalizar melhor a produção do seu material, podendo identificar quais as melhores gráficas disponíveis no mercado.

Vale lembrar que é sempre importante entrar em contato com as gráficas com melhor credibilidade e experiência no mercado ao iniciar a busca, para encontrar o melhor custo-benefício. Esse é o modelo ao qual nós da Nova Brasileira nos adaptamos, entendendo a necessidade de cada cliente, verificando o que pode ser alterado para melhorar a qualidade e reduzir custos, além de prestar um atendimento técnico que serve de apoio para quem tem pouco conhecimento mas que precisa acompanhar cada etapa e prazos até a finalização do projeto.

Back To Top