skip to Main Content
Por Que Preciso Utilizar Laminação Gráfica Nos Materiais Impressos?

Por que preciso utilizar laminação gráfica nos materiais impressos?

Certamente você já deve ter ouvido falar ou leu em algum lugar sobre laminação gráfica. Mas você sabe o que é e por que você precisa utilizar em materiais impressos?

O que é laminação gráfica?

A laminação gráfica é um processo de acabamento gráfico que se utiliza de um material plástico fino e discreto para comprimir por sobre um material impresso, qualquer que seja ele (couché, duplex, off-set, supremo, reciclato, etc.).

Sabe aquele seu caderno da escola ou aquele seu caderno de anotações que vem com uma camada super fina de plástico em sua capa, praticamente imperceptível? Então, aquele material é o que chamamos de laminação gráfica.

Se você perceber durante o seu dia a dia, você encontrará diversos materiais que passam pelo processo de laminação. Livros, revistas, cartões de visita, cartões feitos para datas comemorativas, materiais impressos de publicidade, em suma, podemos encontrar a laminação em diversos objetos.

Atualmente, pode-se encontrar no mercado diversos tipos de laminação. Entre eles, destacam-se:

  • bopp fosco;
  • bopp brilho;
  • bopp holográfico;
  • bopp metalizado;
  • bopp soft touch.

Para escolher o tipo de laminação gráfica que você deseja para o seu material impresso, entre em contato conosco, poderemos explicar melhor onde cada tipo de laminação pode ser utilizada para ter um efeito melhor.

Mas como fazer a laminação?

Talvez você esteja se fazendo essa pergunta. Veja duas maneiras para fazer a laminação gráfica:

A) Laminação a quente

Trata-se de um procedimento de laminação que se vale de um equipamento chamado termolaminadora. Esse equipamento utiliza o calor que produz para comprimir o material plástico no papel.

B) Laminação a frio

É o tipo de aplicação mais comum, pois qualquer um pode fazer laminação a frio, isso porque a laminação a frio é um procedimento que se utiliza de um material com adesivo que pode ser anexado cuidadosamente ao papel, seja utilizando uma régua ou qualquer outro equipamento que ajude a fixar o material no papel.  É muito comum valer-se da laminação a frio para pequenas produções. Para obter um bom resultado, é sempre bom procurar uma gráfica.

Por que preciso utilizar a laminação gráfica em materiais impressos?

A laminação é um procedimento que garante diversas vantagens e certamente ao terminar de ler este tópico você vai entender o porquê você precisa utilizar em seus materiais impressos.

  • Garante alta resistência;
  • Possibilita maior brilho ao material impresso, dependendo de sua finalidade, o que contribui para uma boa estética e um acabamento superficial brilhante;
  • Garante maior durabilidade;
  • Garante ao material impresso maior proteção e segurança contra o desgaste causado tanto pelo meio ambiente como pelo mal manuseio. Por exemplo, evita que substâncias gordurosas possam penetrar no material impresso.

E aí, entendeu o porquê você precisa utilizar a laminação gráfica em seus materiais impressos? Além de garantir proteção, utilizando a laminação você aumenta a vida útil do material impresso. Sempre que pensar na laminação pense como esse acabamento pode, por exemplo, fazer aquelas suas fotos de família durar décadas e mais décadas.

Solicite o seu orçamento com a gráfica Nova Brasileira e guarde suas memórias por muito mais tempo!

Back To Top